Fundação

Conheça a Nossa História

Fundada em 8 de março de 1968, a Academia Brasiliense de Letras – ABrL é a mais antiga entidade do gênero no Distrito Federal. Seu primeiro presidente foi o jurista baiano Hermes Lima, que também integrou a Academia Brasileira de Letras. Pela segunda vez em meio século de vida, a Academia Brasiliense de Letras é dirigida por um Presidente da Associação Nacional de Escritores – ANE. Anteriormente, o poeta Domingos Carvalho da Silva (1915-2003) também presidiu as duas entidades literárias mais tradicionais e prestigiosas do Distrito Federal.

Domingos Carvalho da Silva fundou, em 1982, a Revista da Academia Brasiliense de Letras, que teve 19 edições em 25 anos de existência, cessando de circular em 2007. O relançamento da Revista, em formato impresso e/ou eletrônico, é uma das metas dos novos gestores da ABrL.

ABrL

A Academia Brasiliense de Letras é a entidade literária brasileira máxima do Distrito Federal. Em sessão plenária realizada na tarde de 30 de novembro de 2018, o escritor Fabio de Sousa Coutinho foi eleito, pela unanimidade de seus pares, para ocupar a presidência da Academia Brasiliense de Letras, no biênio 2019/21. A nova diretoria é ainda composta pelos seguintes acadêmicos: Rossini Corrêa, vice-presidente; Edmílson Caminha, secretário geral; Ronaldo Costa Fernandes, 1º secretário; Danilo Gomes, 2º secretário; e Afonso Ligório, tesoureiro. A Comissão de Contas é integrada pelos escritores Anderson Braga Horta, Napoleão Valadares e José Jeronymo Rivera.

O Ambiente

Conheça a ABrL